A novidade foi amplamente comemorada pelos locais, que agora contam com menos tempo de deslocamento entre as 11 cidades - segundo a CNN, cerca de 68 milhões de pessoas serão beneficiadas. Segundo o secretário para os Transportes e Habitação de Hong Kong, Frank Chan Fan, o trecho entre Zhuhai e o aeroporto internacional de Hong Kong, por exemplo, irá diminuir de quatro horas para 45 minutos.
O presidente chinês, Xi Jinping, fará uma cerimônia de abertura nesta terça (23/10).
Construção de 54 km de extensão levou nove anos para ficar pronta e custou 14 bilhões de libras
Depois de nove longos anos de construção, a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, na China, finalmente está pronta e agora é a maior ponte marítima do mundo. Com 54 quilômetros de extensão, ela será oficialmente aberta para o tráfego nesta quarta-feira (24/10). Ligando Hong Kong, Zhuhai e Macau, a estrutura é a maior construída em mar e também a 6ª maior ponte em amplitude no mundo. Para ergue-la, foram necessários 420 mil toneladas de aço, o equivalente a 60 torres Eiffel. Cerca de 130 bilhões de yuans, o equivalente a R$ 68 bilhões, foram investidos.
Resistente, a estrutura suportaria terremotos de magnitude 8, um super tufão e ataques de embarcações de grande porte. Todo o complexo consiste em um ligamento de três pontes estaiadas, um túnel submarino e duas ilhas artificiais.