Você já sentiu um medo que te impediu de conquistar um objetivo? Já teve aquele famoso “branco” que te deixou incapaz de pensar ou lembrar o que estava fazendo ou dizendo? Esses episódios acontecem quando estamos lidando com os bloqueios mentais.Você já sentiu um medo que te impediu de conquistar um objetivo? Já teve aquele famoso “branco” que te deixou incapaz de pensar ou lembrar o que estava fazendo ou dizendo? Esses episódios acontecem quando estamos lidando com os bloqueios mentais.
Segundo a Talita Mazzi, empresária, palestrante, especialista em gestão e mentora empresarial, o bloqueio mental é quando criamos uma barreira inexistente, que ela chama de pedras mentais. Essas pedras colocam um problema para cada solução e você não consegue enxergar além porque você já supõe que uma situação vai dar errado, que você não vai conseguir, ou você se baseia por uma experiência no passado onde você tinha menos maturidade e aquilo te impede de avançar.
“Geralmente, as causas são frustrações que aconteceram no passado, situações que te causam dor ou exposição, ou até o próprio medo. Às vezes não aconteceu nada, mas é o medo do novo, o medo de você fazer algo que você nunca fez. Então, esses gatilhos causam os bloqueios mentais”, explica Talita Mazzi.
Quando isso acontece, você não consegue avançar na carreira, se torna uma pessoa que só faz aquilo que te mandam, não consegue ser proativa, fica sempre reativo achando que alguém vai fazer o mal para você, não consegue enxergar o melhor no outro, e se torna uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho. Consequentemente, não vai ter sucesso naquilo que se propôs a fazer.
A especialista explica que você destrava o bloqueio mental com um senso de consciência de que tem situações te prendendo ou que estão te impedindo de avançar. “É muito difícil a gente sair do lugar, prosperar ou ir para um outro nível se não começarmos a transformar a nossa mente. Primeiramente, da consciência de que nós precisamos mudar. E quando eu tenho a consciência que eu preciso mudar, aí eu começo a fazer uns ajustes no meu comportamento, no meu estilo de vida, nas mesas em que eu ando, nas minhas amizades, nos meus relacionamentos que me levam a essa mudança de vida”, completa.
O potencial e a criatividade são resgatados quando você está num ambiente favorável, quando está com pessoas que te impulsionam e que acreditam em você, com pessoas que reconhecem o seu potencial e te incentivam a colocar esse potencial para fora. Quando você se sente seguro e à vontade para colocar isso para fora.
Sobre Talita Mazzi: Empresária, palestrante, especialista em gestão e mentora empresarial, Talita Mazzi hoje é sócia e conselheira da MMP Materiais Pedagógicos, e em dez anos fez a marca crescer mais de 60 vezes. Talita assumiu a direção da MMP com 27 anos, logo após se tornar mãe. Muitos desafios fizeram parte dessa dupla jornada e ela, que começou sua carreira profissional contando parafusos, usa toda sua expertise na mentoria de empresários de todo o Brasil.
Sobre a MMP - Fundada em 1994 é uma empresa dedicada a fornecer materiais pedagógicos para matemática de alta performance. Fundada com o objetivo de apoiar os educadores na tarefa desafiadora de ensinar matemática, a MMP desenvolve produtos que auxiliam na construção do conhecimento de jovens e crianças.