28 de março de 2024 - 16:27

Saúde

02/04/2020 09:57 OlharDireto

Santa Rosa e São Matheus dispensam médicos do Pronto Atendimento em meio à pandemia

Os hospitais Santa Rosa e São Matheus dispensaram médicos dos Prontos Atendimentos, mesmo em meio à pandemia do coronavírus. A denúncia foi feita por diversos médicos e pacientes ao Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed). A justificativa seria a queda da demanda.

De acordo com a assessoria do Sindimed, o Hospital São Mateus não tem mais pediatra no pronto-atendimento e diminuiu de 05 médicos para 02 nos plantões, e o Santa Rosa está com somente 50% dos médicos no plantão do pronto-atendimento.

“Enquanto a rede pública está tentando se organizar para que as pessoas tenham atendimento nessa pandemia de coronavírus, os hospitais privados estão reduzindo as escalas pela queda da demanda, ou seja, não estão de prontidão para dar sua colaboração em prol do combate ao coronavírus. Para ‘economizar’ como estão com menos pacientes, simplesmente diminuíram os plantões, um absurdo e falta de comprometimento com a população”, alertou o médico e diretor de comunicação do Sindimed Adeildo Lucena.

“E ainda recebemos a informação que reduziu o salário dos enfermeiros em 25%. São profissionais que trabalham duro. Sabemos que a equipe de enfermagem faz diferença”, acrescenta Adeildo. “Quando se fala de saúde não é só a rede pública que tem que ficar de prontidão, que inclusive está contratando para suprir a demanda de casos suspeitos que tem aumentado assustadoramente.  E a rede privada está dispensando médicos. Ora,  eles esquecem que as pessoas que têm plano de saúde não vão para a rede pública E quando isso acontecer e os pronto-atendimentos ficarem lotados, um foco de transmissão do vírus aí sim vão tomar providências e chamar os profissionais médicos?”, questiona.

Outro lado

O telefone do São Matheus segue ocupado e, quando alguém atende, logo cai a ligação, assim que a reportagem se apresenta. Já o Santa Rosa disse que se posicionaria por meio de nota, mas não enviou até a publicação desta notícia.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.