28 de março de 2024 - 20:59

Economia

10/05/2019 23:20

Operadoras de telefonia móvel que atuam em Poconé serão notificadas pelo Procon-MT

A decisão foi tomada durante Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Poconé, na quarta-feira (08).

Caroline Lanhi | Procon-MT 

Entre as reclamações estão: instabilidade e interrupção do sinal de telefonia móvel e baixa qualidade de navegação na internet - Foto por: Procon-MT
Entre as reclamações estão: instabilidade e interrupção do sinal de telefonia móvel e baixa qualidade de navegação na internet
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O Procon estadual vai notificar as operadoras de telefonia móvel que operam em Poconé devido aos problemas que a população local vem enfrentando em relação à sinal de celular e internet móvel no município. Também será instaurado pelo órgão um processo de ofício, para que as empresas apresentem soluções para o problema na região.

A decisão foi tomada durante Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Poconé, na quarta-feira (08). Além do Procon-MT, participaram a reunião representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como moradores dos bairros mais afetados, estudantes e comerciantes. As operadoras não enviaram representantes.

Entre as reclamações estão: instabilidade e interrupção do sinal de telefonia móvel e baixa qualidade de navegação na internet. Um dos bairros mais afetados é bairro Núcleo Habitacional Cidade Rosa - Cohab Nova. Os estudantes reclamam que não conseguem fazer uso da internet, o que estaria dificultando a realização das atividades escolares.

Já os comerciantes, incluindo a rede hoteleira, afirmam que têm sofrido prejuízos, uma vez que têm muita dificuldade para utilizar as máquinas de cartão de crédito e débito na região. Frente ao número de reclamações apresentadas na audiência, um abaixo-assinado foi feito para subsidiar o trabalho das instituições presentes, em especial o Procon-MT.

A secretária Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Gisela Simona, ressaltou a importância da formalização das reclamações por parte dos usuários, seja junto ao Procon municipal ou pela plataforma www.consumidor.gov.br . “Precisamos que a população registre formalmente as dificuldades que têm enfrentado com o serviço na região. Esses registros são fundamentais para que possamos cobrar uma solução por parte dos fornecedores”.

Gisela afirmou ainda que as demandas do município também serão apresentadas durante reunião entre o Procon-MT e a operadora Vivo, marcada para o dia 20 de maio, na qual serão abordados diferentes problemas de consumo. Atualmente, a Vivo é a empresa com maior número de clientes no estado.

O município de Poconé também se comprometeu em realizar uma ação itinerante do Procon municipal, para facilitar o acesso da população ao serviço. Em caso de reclamação, procure o Procon mais próximo ou acesse www.consumidor.gov.br 


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