08 de maio de 2024 - 02:48

Cidades

08/03/2024 14:18

8 de MARÇO: Presença das mulheres nas pesquisas científicas representam 56,4% em MT

Esses números refletem não apenas a capacidade das mulheres de se destacarem em áreas tradicionalmente dominadas pelo sexo masculino, mas também a importância de sua contribuição para o desenvolvimento científico

 

Widson Ovando| Fapemat

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), presta homenagem às mulheres e meninas que ao longo dos seus 30 anos, têm desempenhado um papel crucial no impulso da ciência, tecnologia e inovação no estado. Com um olhar para o futuro, a Fapemat reitera seu compromisso em promover a diversidade no ambiente científico, incentivando a participação feminina.

 De acordo com os dados do cadastro de pesquisadores do Sistema Integrado de Gestão e Projetos (SIGFAPEMAT), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a presença das mulheres na pesquisa científica matogrossense representam impressionante 56,4% do total. Que se   se estende por todas as etapas acadêmicas, com 59,2% nos programas de mestrados, 52,6% nos doutorados e 53,3% nos pós doutorados.

 “Esses números refletem não apenas a capacidade das mulheres de se destacarem em áreas tradicionalmente dominadas pelo sexo masculino, mas também a importância de sua contribuição para o desenvolvimento científico, e tecnológico do estado. A diversidade de perspectivas que as mulheres trazem para a mesa impulsiona a inovação e a criação das soluções mais abrangentes e inclusivas.

 No entanto, apesar dos progressos realizados, ainda há desafios a enfrentar. É fundamental que continuemos a apoiar e promover políticas e programas que incentivem a participação das mulheres na ciência, eliminando barreiras e criando um ambiente de pluralidades e ideias com soluções inovadoras”, ressalta o presidente da Fundação, Marcos de Sá Fernandes da Silva.


Telefone para contato

(65) 3358-5258

© copyright 2018 Todos os direitos reservados.